Balé na Fase Infantil
Conhecimentos Básicos do Balé Infantil
O balé é o sonho de praticamente toda menina. Quem já não sonhou em rodopiar em cima das sapatilhas, vestir aquelas roupas maravilhosas e sentir-se uma princesa? Sim, esses são os sonhos que passam de geração em geração. No entanto, o balé precisa ser praticado seguindo orientações de professores especializados e em locais apropriados. Mas, quando começar? Qual a melhor idade? Quais os benefícios do balé? Dúvidas como essas são frequentes e constantes.
A modalidade traz muitos benefícios às crianças. Traz leveza, graciosidade, disciplina e dedicação. Os exercícios desenvolvidos em aula trabalham a coordenação motora e a consciência corporal. Ao entrar em contato com a arte, música clássica, histórias e figurinos, a criança passa a trabalhar sua imaginação e a criatividade, principalmente as relacionadas com os contos de fadas. Os exercícios com música desenvolvem também a musicalidade que será essencial na vida de uma bailarina. Além disso, trabalha a flexibilidade e a força muscular.
O objetivo dessas aulas é apresentar o balé às crianças, introduzindo-as ao ritmo, utilizando, para isso, músicas infantis, danças de roda e palmas. É também a fase para se trabalhar a coordenação motora global. O balé acadêmico, nessa fase, é contraindicado em todos os sentidos (físico e mental). A partir dos sete anos a criança já começa a tornar-se apta a participar das aulas de balé propriamente dita. É aqui que começam a surgir as técnicas e o refinamento das habilidades motoras básicas adquiridas nas aulas de baby class.
Comentários
Postar um comentário