Trajetória do Balé/Ballet

O que é Ballet/Balé?


O ballet é a dança em que une música, pintura e poesia. Pelo fato dos movimentos e das figuras que se formam no ar serem muitos e constantes, é a única forma de dança que não se limita às dimensões da terra. A palavra ballet tem a sua origem na palavra italiana “ballato”, que significa bailar ou dançar. O ballet clássico ou dança clássica tornou-se, no decorrer da história, o primeiro estilo de dança a alcançar reconhecimento popular, como forma de arte internacional.
A dança surgiu no século XV, durante a Renascença, nas cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha sido maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé. Apesar das grandes reformas de Noverre no século XVIII, o balé entrou em declínio na França depois de 1830. Entretanto ele continuou a ser aperfeiçoado na DinamarcaItália Rússia.
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial este gênero de dança foi reintroduzido na Europa Ocidental por uma empresa russa: a Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que veio a ser influente em todo o mundo. A companhia de Diaghilev se tornou o destino de muitos dos bailarinos russos treinados que fugiam da fome e da agitação que se seguiu à revolução bolchevique. Estes bailarinos trouxeram muitas das inovações coreográficas e estilísticas que tinha florescido com os czares de volta ao seu lugar de origem.

Balé no Brasil


O primeiro grande impacto do ballet veio ao Brasil com a companhia de Diaghilev. Foi a companhia de Anna Pavlova que possibilitou o enraizamento do ballet no país, uma vez que Maria Olenewa, uma das solistas, radicou-se no Brasil fundando a escola de dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O teatro existia desde 1909, mas a dança só se instalou dezoito anos depois. A oficialização da Companhia de Olenewa aconteceu em 1936. Em São Paulo, o ballet começou sob a direção de Veltchek em 1940, que criou uma escola e um corpo de baile para o Teatro Municipal local. O acontecimento mais importante no desenvolvimento do ballet em São Paulo foi a formação do Ballet do IV Centenário em 1953, sob a direção de Aurélio Milloss. A companhia estreou no Rio de Janeiro em 1954 com um grande repertório, prevalecendo músicas e cenários de grandes artistas contemporâneos.
O objetivo do Ballet IV Centenário foi, num primeiro momento, a comemoração dos quatrocentos anos de São Paulo, além da oficialização de uma companhia na capital. A formação de um ballet profissional, financiado praticamente pelo mesmo grupo de empreendedores de grandes projetos culturais paulistas, revela que o Ballet do IV Centenário guardou aproximações ao modelo adotado por estes, tanto no que diz respeito à sua proposta estética, quanto à administração e produção glamorosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ballet Clássico x Ballet Contemporâneo x Ballet Neoclássico

Collant: Suplex ou Helanca?

Tipos de Sapatilhas