Tipos de Sapatilhas

MEIA PONTA

São sapatilhas moles, leves e totalmente flexíveis, somente para proteger os pés das bailarinas. Existem tipos diferentes, de sola inteira (foto a esquerda), de sola dividida (foto a direita), de lona, couro sintético, stretch. Além de acessórios como elástico duplo, sola com amortecedor, dentre outras coisas. O recomendável é que os iniciantes usem as de lona com sola inteira, bem simples. Ao subir de nível a bailarina pode começar a utilizar outros modelos mais complexos.



PRÉ-PONTA

É uma sapatilha que contém características de sapatilhas de meia ponta e de ponta. Sua aparência é extremamente parecida com a ponta,  porém SUA ESTRUTURA NÃO SUPORTA O PESO DA BAILARINA. É usada pelas bailarinas intermediárias (geralmente do método Royal) que logo inicializarão o trabalho na ponta. O objetivo da pré-ponta é fazer com que a bailarina se acostume com a pressão que o box da sapatilha exerce nos pés e para fortalecer antes da ponta.



PONTA

São sapatilhas rígidas que possuem um box e uma palmilha para  proporcionar equilíbrio para a bailarina. Existem modelos mais macios indicados para estudantes ou bailarinas com os pés mais fracos e mais duros para as bailarinas profissionais, que tem muito colo de pé ou muita força. Algumas marcas disponibilizam escolha do tamanho do box, da dureza e tamanho da palmilha podendo ser inteira ou 3/4.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ballet Clássico x Ballet Contemporâneo x Ballet Neoclássico

Collant: Suplex ou Helanca?